
No dia 11 de Setembro 2014 foi inaugurada a nossa Unidade de Média Duração e Reabilitação da Unidade de Cuidados continuados Integrados (UCCI).
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Sr. Secretário de Estado e Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa, pelas 11h, nas instalações da UCCI, rua Luís Villas Boas, nº 22 e 23, Laranjeiro – Almada
A unidade dispõe de 30 camas de internamento, que se juntam às outras 30 camas da Unidade de Longa Duração e Manutenção, em funcionamento desde Outubro de 2013, e integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), cuja direção clínica é assumida pela Dra. Ana Jorge.
Esta Unidade de Média Duração é a primeira a abrir na área de referência do ACES Almada – Seixal
Fica assim completa, esta unidade que foi construída ao abrigo do Programa Modelar II, dos Ministérios da Saúde e da Segurança Social, e contemplava as duas tipologias
É possível, assim, aumentar a resposta em Cuidados Continuados Integrados, promovendo a reabilitação, estabilização clínica e promoção da autonomia dos doentes, favorecendo o conforto e a qualidade de vida.
Actualmente, a Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo tem em funcionamento 1.662 camas de internamento em Cuidados Continuados Integrados distribuídas pelas seguintes tipologias:
- 157 Unidade de Convalescença
- 77 Unidade Cuidados Paliativos
- 518 Unidade Média Duração e Reabilitação
- 910 Unidade Longa Duração e Manutenção
As UCCI têm como objectivo contribuir para a gestão das altas dos hospitais de doentes agudos, permitindo a utilização dessas vagas para outro tipo de doentes e a prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência.