LAHGO CLÍNICA - Psiquiatria e Psicologia Clínica
Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras (até meados do século XX foi também comum a designação alienistas). A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.
A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.
Os medicamentos psiquiátricos são parte importante do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria, assim como procedimentos mais raramente utilizados, muito já criticados na história do movimento psiquiátrico, como a eletroconvulsoterapia. A psicoterapia também faz parte do arsenal terapêutico do psiquiatra, embora também possa ser utilizada por outros profissionais de saúde mental: Psicólogos e Psicanalistas. No entanto, a ferramenta da psicoterapia é sempre útil para as entrevistas diagnósticas e orientações; para praticá-la o psiquiatra deve fazer a formação complementar. Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou em internamento. Em casos de sofrimento grave do paciente e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária. Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar.
A psicologia clínica é a área de atuação da psicologia que lida com a avaliação, diagnóstico e tratamento das Doenças Mentais.
Lightner Witmer, discípulo de Willhelm Wundt, foi o primeiro psicólogo a usar o termo psicologia clínica, em 1907. Ele definiu a psicologia clinica do seguinte modo: “o estudo dos indivíduos, por observação ou experiência, com a intenção de promover mudanças”.
Hoje em dia, a psicologia clinica é uma das áreas mais procuradas para trabalhar pelos psicólogos recém formados.
Os psicólogos clínicos podem trabalhar em hospitais, clínicas e consultórios particulares e em Universidades.
O que faz um psicólogo clinico?
O campo de atuação da psicologia clínica é um dos maiores para a atuação do profissional da psicologia, incluindo:
- Saúde mental da criança, do adulto e da terceira idade
- Problemas de aprendizagem
- Distúrbios emocionais
- Abuso de álcool e drogas
- Psicologia da saúde mental
Embora os psicólogos clínicos estejam inseridos no campo da saúde, em geral, e da saúde mental, em particular, é importante saber que os psicólogos não receitam remédios.