LAHGO CLÍNICA - Psiquiatria e Psicologia Clínica

psiq1

Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras (até meados do século XX foi também comum a designação alienistas). A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.

A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.

Os medicamentos psiquiátricos são parte importante do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria, assim como procedimentos mais raramente utilizados, muito já criticados na história do movimento psiquiátrico, como a eletroconvulsoterapia. A psicoterapia também faz parte do arsenal terapêutico do psiquiatra, embora também possa ser utilizada por outros profissionais de saúde mental: Psicólogos e Psicanalistas. No entanto, a ferramenta da psicoterapia é sempre útil para as entrevistas diagnósticas e orientações; para praticá-la o psiquiatra deve fazer a formação complementar. Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou em internamento. Em casos de sofrimento grave do paciente e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária. Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar.

A psicologia clínica é a área de atuação da psicologia que lida com a avaliação, diagnóstico e tratamento das Doenças Mentais.

Lightner Witmer, discípulo de Willhelm Wundt, foi o primeiro psicólogo a usar o termo psicologia clínica, em 1907. Ele definiu a psicologia clinica do seguinte modo: “o estudo dos indivíduos, por observação ou experiência, com a intenção de promover mudanças”.

Hoje em dia, a psicologia clinica é uma das áreas mais procuradas para trabalhar pelos psicólogos recém formados.

Os psicólogos clínicos podem trabalhar em hospitais, clínicas e consultórios particulares e em Universidades.

O que faz um psicólogo clinico?

O campo de atuação da psicologia clínica é um dos maiores para a atuação do profissional da psicologia, incluindo:

- Saúde mental da criança, do adulto e da terceira idade

- Problemas de aprendizagem

- Distúrbios emocionais

- Abuso de álcool e drogas

- Psicologia da saúde mental

Embora os psicólogos clínicos estejam inseridos no campo da saúde, em geral, e da saúde mental, em particular, é importante saber que os psicólogos não receitam remédios.

Especialidades

Neurologia

A Neurologia é a parte da Medicina que estuda as doenças do Sistema Nervoso (cérebro, medula espinhal, nervos e músculo).

Psiquiatria e Psicologia Clínica

Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.

Medicina Interna

A Medicina Interna é a especialidade médica que avalia o doente adulto no seu todo, tendo em conta a complexidade do organismo humano e a interação dos vários distúrbios que podem afetar o indivíduo.

Medicina Geral e Familiar

Medicina Geral e Familiar é a denominação portuguesa para a Especialidade Médica que, tendo como objecto o ser humano como um todo, abrange toda a Medicina Geral, privilegiando a pessoa como ser único e diferente de todos os outros.

Consulta Feridas Crónicas

Esta consulta tem como objectivo proporcionar cuidados adequados ao utente com feridas.

Cardiologia

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Enfermagem

Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é a assistência/cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, tendo todo embasamento científico para tal.

Fisiatria e Fisioterapia

A área de Fisiatria reúne todas as condições humanas, de espaço e de equipamento para responder às necessidades diagnósticas e terapêuticas desta área de intervenção.

Ginecologia

A Ginecologia-Obstetrícia é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema reprodutor feminino (ginecologia), bem como ao acompanhamento durante gestação, no parto e pós-parto (obstetrícia).

Medicina Dentária

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afectam os dentes, as gengivas e a mucosa oral.

Nutrição

O nutricionista é um profissional de saúde capacitado e habilitado para atuar no exercício de prescrever dietas para indivíduos saudáveis e doentes.

Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de perturbações da fala.

Terapeuta Ocupacional

O Terapeuta Ocupacional identifica as áreas de disfunção e intervém de forma a desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções tendo em vista a autonomia e independência do individuo.